7.11.2007

Palácio da Pena

Em jeito de destaque.

Este fim-de-semana deu na TVI um programa para a eleição das 7 Maravilhas de Portugal. A meu ver, esta acção teve como propósito (além de aumentar o share de um determinado canal português, nem que por umas horas) sensibilizar os portugueses para que conheçam um pouco da sua história e que tenham um pouco de orgulho no que representa este país no cantinho da Europa.

De entre as 21 candidaturas nacionais, e de entre as 7 escolhidas irei falar de um desses monumentos que apesar de estar um pouco escondido dos grandes centros urbanos (apesar da sua proximidade com a capital de Portugal) consegue captar a atenção de qualquer pessoa que lá se dirija. Este monumento é o Palácio Nacional da Pena em Sintra.

Este palácio, que representa uma das grandes expressões do Romantismo em Portugal, foi mandado construir por D.Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, que casou com a Rainha D. Maria II em 1836. Retirando um pouco o lado histórico ao local, quem deste local se aproxima não pode deixar de reparar na forma como ele se integra na região circundante, caracterizada maioritariamente por árvores e vegetação de grande porte.
Sem dúvida um cenário digno de uma representação d' A Fada Oriana. Aconselho vivamente a que o visitem e se deliciem com as suas vistas.

Sem comentários:

 
Clicky Web Analytics